blog

Talent

Você sabe como funciona o financiamento imobiliário?

Dicas, Imóveis, Mercado Imobiliário

08/04/2021

Você sabe como funciona o financiamento imobiliário?

Se você está pensando em comprar um imóvel, mas tem medo do financiamento imobiliário, o blog desta semana é para você. Explicamos como funciona essa modalidade de compra e tudo o que você precisa saber para realizar o sonho da casa própria com tranquilidade. 

 O que é o financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário, nada mais é do que pegar dinheiro emprestado com um banco para comprar um imóvel e pagar essa dívida em prestações e com juros. Normalmente é exigido que o comprador pague um valor de entrada e parcele o restante do valor.

É importante explicar que diversos bancos oferecem financiamentos. E para escolher o mais vantajoso para você é preciso pesquisar as condições de pagamento de cada um. Por exemplo: quanto do valor do imóvel pode ser financiado? Qual a duração do contrato? Quais as taxas de juros cobradas?

Por isso, vá até uma agência, converse com o gerente do banco e tire suas dúvidas. Você não precisa ser cliente do banco para conseguir o financiamento, mas ser cliente pode te ajudar a conseguir taxas melhores e ser aprovado com mais rapidez.

Como solicitar um financiamento imobiliário?

Para solicitar um financiamento imobiliário é preciso apresentar os documentos originais e cópias de RG e CPF, comprovante de estado civil e comprovante de renda. O banco precisa ter certeza de que você conseguirá pagar a dívida a longo prazo.

A comprovação de renda é uma das etapas fundamentais para conseguir um financiamento imobiliário, pois o valor das prestações mensais não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta. Após a verificação do nome do solicitante em cadastros de inadimplência, e se não houver nenhum problema, o financiamento é aprovado.

O banco realiza ainda a avaliação do imóvel com um profissional qualificado para confirmar o valor. Em seguida é elaborado o contrato e assinado pelo comprador e pelo vendedor. Finalmente, o crédito é liberado, o vendedor é pago e o comprador pode começar a pagar as prestações do financiamento.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ler também! Fique ligado(a) no blog da Adão Talent e nos siga nas redes sociais Facebook e Instagram

Voltar

Compartilhar via